Que saco não termos um Comunicador Interno!!

Você sabe quais são os maiores desafios de não ter um bom comunicador interno? Ou de ter muitos e sem nenhum padrão? Cada departamento preferindo usar o seu, Whatsapp, Telegram, Hangout, Skype, e a única coisa que integra todos é o velho email. Problemas de comunicação são uma realidade na maioria das empresas, um fator que prejudica as interações internas e entre organizações e dificulta a possibilidade das empresas de alcançarem seus objetivos.

 

A importância de uma boa comunicação interna e seus desafios.

 

Se comunicar faz parte da experiência humana, sem ela não poderíamos produzir nada, porém ela ainda apresenta diversas falhas o que vão ser desafios a se enfrentar para alcançar grandes objetivos. Apesar de vivermos em um mundo moderno, com inúmeras tecnologias, a perda de informação nas comunicações continua sendo um grande desafio profissional. Abaixo listamos 5 desafios que as empresas enfrentam com comunicação interna.

 

  • Boa comunicação por parte dos líderes: Um grande desafio que as empresas enfrentam hoje em dia. Para que haja um bom fluxo de informação ali dentro, é necessário que o líder saiba integrar e conectar todos os colaboradores trazendo bons resultados finais, e se tiver uma boa tecnologia em suas mãos tudo isso ficará mais fácil.
  • Tecnologias ultrapassadas: Apesar de vivermos em um mundo onde  o avanço da tecnologia é acelerado (número de ferramentas cresce cada vez mais), ainda há muitas empresas que não investem o suficiente em plataformas de comunicação adequadas, ou mesmo que não padronizam em uma única ferramenta.
  • Alcançar todos os colaboradores:  Alcançar colaboradores remotos é outra dificuldade comum nas empresas. É necessário que a equipe de comunicação interna tenha estratégias exclusivas para esse tipo de colaborador, a fim de estabelecer a melhor forma de comunicação entre eles, sem a perda de informações no meio do caminho.
  • Rádio peão: As “fofocas” do dia a dia podem funcionar perfeitamente dentro de uma empresa, mas também podem ser prejudiciais, pois muitas vezes dão mais atenção para o boato do que para o trabalho em si, não só isso mas também muitas vezes a circulação de boatos pode desmotivar a equipe, baixar a produtividade, e ultrapassar limites.
  • Separar o Social do Negócio: Whatsapp e redes sociais são ótimas para conexão das pessoas, marcarem os happy-hours, e aumentam a integração entre as pessoas. Quando se fala de negócios o ideal é ter uma ferramenta separada e que atenda às regras da empresa, como confidencialidade, compliance, aceites, dentre outras.

 

 

 

Pois bem, a comunicação interna é de extrema importância para um bom andamento do trabalho nos diversos setores de uma empresa, quanto mais conectados e informados os colaboradores ali estiverem mais eles estarão envolvidos na missão da empresa, sempre visando atingir os objetivos, e consequentemente a eficiência será cada vez maior.

Neste mundo onde o sistema capitalista está cada vez mais “selvagem”, o   mercado nunca esteve tão competitivo, os clientes estão mais exigentes, concorrência mais forte, meios de comunicação mais fragmentados e produtos com ciclo de vida mais curto, e no meio disso tudo as empresas têm que mostrar seus diferenciais. Muitas pensam que a melhor forma de se diferenciar no mercado é investir exclusivamente no marketing digital, mas uma das melhores estratégias é apostar em uma equipe engajada com grandes objetivos, e para isso é necessário uma ótima comunicação interna e eficiência nos processos.

Assim, por melhores que sejam as tecnologias modernas de uma organização, nada substitui a importância do capital humano. Por isso que este conceito é tão importante dentro das empresas. E por esta razão que destacamos a importância de que os Conhecimentos fiquem sempre disponíveis aos Colaboradores.

Um relato real…

 

uma conversa na rádio-peão (fofoquinhas, grupinhos)…..

O escritório está crescendo tanto e ainda não temos um comunicador aqui.

A festa de fim de ano mostrou bem isso pra gente. Se tivéssemos um Comunicador tudo seria diferente. Quanta gente nova e nem sabíamos quem era quem.

Será que a nossa vida não seria mais fácil?

Ouço tanto falar de Comunicadores que conectam as pessoas, outros tipo rede social interna, e ainda alguns que além de manter todos conectados também cuidam das informações pra gente.

Uma amiga minha comentou que o tipo rede social interna virou um inferno. É mais intenso do que o facebook, posts e mensagens de tudo qto é assunto. Mas quando a coisa é séria a turma continua usando o email mesmo.

A intranet tb nem funciona mais. A coisa tá feia. Agora são mais de cento e cinquenta funcionários.

Parece que eles já estudaram um tal de Slack, mas a experiencia nao foi legal não. O pessoal tinha que ficar nos canais, tipo grupos, toda hora pra ver o que estavam falando, daí não tinham tempo de fazer o trabalho.

Ouvimos também que já pensaram em liberar o whatsapp e montarem um grupão com os funcionários e grupos por departamento, mas tem alguns problemas  jurídicos que não entendi bem o que era.

E aí? O que podemos fazer? Peraí! Um amigo meu falou algo novo que colocaram no escritório dele e que foca na Informação. Parece que quando você chega no departamento as Informações que você precisa já estão na ferramenta pronta para você acessar. E toda a comunicação é feita por lá mesmo, sem email ou whatsapp. Imaginem, parece um sonho… 

Transcrito de uma situação real de um escritório que cresceu rapidamente e que o autor ouviu e ficou quietinho pra ver no que ia dar …

  • Compartilhar: